23/03/2020 9h31

Confira algumas dicas para um consumo consciente de água:




1.  Mantenha a torneira fechada ao escovar os dentes, fazer a barba e ao ensaboar a louça. Ao escovar os dentes com ela aberta, você gasta cerca de 13,5 litros de água em apenas dois minutos.

2.  Tome banhos curtos. Cinco minutos são suficientes para fazer a limpeza do corpo

3.  Organize a louça antes de lavá-la. Use uma bacia para deixar os utensílios de molho, para amolecer a sujeira, lave toda a louça e enxágue tudo de uma única vez.

4.  Só ligue a lava-roupas quando estiver cheia, pois isso evita o desperdício. Espere juntar uma quantidade de roupas suficiente para encher os eletrônicos.

5.  Se você tiver uma piscina, cubra-a com uma capa quando não estiver usando. As piscinas podem perder até 90% de sua água em um mês por conta da evaporação. A cobertura também evita o depósito de folhas e outros resíduos e uma piscina limpa precisa de menos trocas de água. Revise sempre a bomba e o filtro, já que o mau funcionamento desses equipamentos aumenta o gasto de água.

6.  No jardim, evite regar as plantas nos horários de sol forte. Regar o gramado ou o jardim antes das 10 horas da manhã e depois das 7 horas da noite previne o excesso de evaporação - evite também a mangueira.

7.  Use a vassoura e balde para lavar calçadas - uma mangueira ligada por 15 minutos gasta 280 litros de água. Se precisar usar água, prefira equipamentos de limpeza a jato, que usam uma quantidade mínima de água aliada com uma forte pressão.

8.  Use um balde e um pano para limpar o carro.

9.  Preste atenção e conserte eventuais vazamentos na sua casa. Um buraco de 2 mm em um cano de uma única casa desperdiça 3.200 litros de água por dia. ".

10.  Reutilize as águas cinzas, que são aquelas provenientes do chuveiro ou da máquina de lavar roupas (dentre outras), para lavar calçadas ou outras áreas externas. O reuso de água é uma excelente forma de consumo consciente

11.  Use cisternas para fazer a captação e armazenar a água da chuva. Um boa forma de exercitar o consumo consciente de água é aproveitar a água que caiu do céu. Literalmente! Você pode usar uma cisterna ou mini cisterna para captar a água da chuva e reutilizá-la em regas, na limpeza do quintal, dos pisos, dentre outros. Mas lembre-se, cisternas dever ser bem fechadas e ter telas nas aberturas, para evitar a proliferação do Mosquito da Dengue.



Enviar por e-mail Imprimir